Controle de pombos evita doenças e prejuízos materiais
5 de fevereiro de 2020
Saiba como manter a sua casa livre de traças
28 de fevereiro de 2020

Os cupins são insetos que trazem transtornos para residências, principalmente as que possuem mobiliário de madeira. Apesar de muitas pessoas acreditarem que só existe um tipo de cupim, eles são vários e possuem, cada um, suas características próprias.

Só no Brasil são mais de 300 espécies diferentes, podendo inclusive aparecerem outras, de diferentes locais. Elas se adaptam bem às áreas urbanas.

Entenda abaixo um pouco sobre as principais espécies de cupins.

Tipos de cupins e como identificá-los

Existem três tipos principais de cupins urbanos no Brasil:

Cupins de Madeira Seca, Cupins Subterrâneos e Cupins Coleópteros (Brocas ou Carunchos). Vamos entender melhor sobre eles abaixo:

Cupins de Madeira Seca

São mais comuns no período do início da primavera e voam próximo de lâmpadas e locais iluminados. Também são chamados de “Aleluia” ou “Siriri”.

As aleluias são os cupins de madeira seca. Eles voam buscando lugares para criarem novas colônias e não há nada que eles gostem mais do que madeira seca. Costumam atacar muitos móveis e estruturas de madeira.

Cupins Subterrâneos

Os cupins subterrâneos são bem mais complicados que os de madeira seca. Eles são mais agressivos e contam com uma sociedade mais organizada.

Quando estão em algum local, formam os cupinzeiros de terra. Eles vivem embaixo da terra, buscando madeira para se alimentar. Também se alojam em couro, tecidos papéis e alguns até mesmo dentro do concreto (o que pode comprometer a estrutura de alvenaria da casa). Eles se adaptam muito bem em ambientes urbanos.

Cupins Coleópteros (carunchos ou brocas)

Um dos tipos de cupins mais expressivos do mundo. Representando quase 40% de todas as espécies de cupins já catalogados em todo o planeta.

Se alimentam de madeira, mas também podem consumir cereais como o arroz, milho e feijão. São o tipo mais fácil de se remover, pois colocam seus ovos na superfície da madeira. Porém, após o nascimento, as larvas se alojam dentro da madeira, sem fazer perfurações e sem deixar rastros. Normalmente se percebe que eles estão ali quando a madeira já está danificada.

Independentemente do tipo de cupim identificado, é preciso chamar um profissional para cuidar da eliminação. Para isso, conte com o serviço de descupinização da Máxima Controle de Pragas.

Importante: Nós coletamos e processamos seus dados, conforme a LGPD e nossas Políticas, para prestar nossos serviços e permitir o funcionamento adequado deste site. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso de cookies. 
WhatsApp Olá, tire suas dúvidas por aqui!