Ratos em casa não! Conheça uma das principais pragas urbanas
30 de abril de 2020
Coronavírus e a importância da sanitização de ambientes
3 de junho de 2020

As formigas são insetos sociais e trabalham em equipe. Avalia-se que cada formiga acarrete 14 tipos de bactéria e representam uma ameaça maior que as baratas. Contudo, as diferenças entre as espécies são muito evidentes, vai desde uma formiga doméstica, banal em nossas casas até a formiga altamente rural, especializada em cortar folhas.

Conhecendo as espécies

Com aproximadamente 20.000 espécies no mundo, 10.000 observadas no Brasil, porém apenas algumas dezenas são consideradas pragas urbanas. São insetos sociais importantes para vários ecossistemas, participando efetivamente da aeragem do solo.

Estão na ordem Hymenoptera, são parentes próximos das vespas e abelhas. Existem várias famílias de vespas e várias de abelhas, todavia todas as  formigas estão associadas em uma única família, a família Formicidae.

As espécies classificadas como pragas são as formigas cortadeiras (saúvas e quenquéns) caracterizada pelos gêneros Atta e Acromyrmex e as formigas domésticas.

As formigas infestam uma vez por ano no mês de agosto. As formigas rainhas jovens voam para longe para criar as suas colônias particulares. Na hipótese da rainha ter sucesso e encontre um local apropriado, ela irá perfurar um pequeno compartimento e se fechará nela para sempre.

Como evitar

Os métodos de prevenção para o ataque das formigas caseiras ou doceiras, é deixar o local o mais limpo possível, reparar defeitos nas estruturas, como rachaduras nas paredes.

Se não quiser que elas cheguem nos açucareiros, faça um sachê com gaze ou qualquer outro tecido de malha fina e colocar lá dentro alguns cravos-da-índia. As formigas detestam o seu cheiro.

Alguns produtos de uso doméstico podem ser utilizados, como os inseticidas em spray, porém as espécies de formigas urbanas dispõem de ninhos com milhares de formigas operárias, dezenas de rainhas que botam ovos e cria (ovos, larvas e pupas) e, quando identificam o cheiro do inseticida, fogem para um local bem seguro, repartindo a colônia em várias partes e intensificando a infestação.

Como eliminar

Para infestações maiores, recomenda-se a utilização de iscas líquidas. As mais eficientes são aquelas que contêm componente de ação lenta, pois não matam as formigas por toque, proporcionando que as levem para dentro do formigueiro e com isso ajuda no combate da proliferação de fungos.

A Máxima Controle de Pragas oferece o serviço de controle de formigas, feito de forma segura com produto específico.

Importante: Nós coletamos e processamos seus dados, conforme a LGPD e nossas Políticas, para prestar nossos serviços e permitir o funcionamento adequado deste site. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso de cookies. 
WhatsApp Olá, tire suas dúvidas por aqui!