Baratas germânicas: riscos e como combater
31 de março de 2020
Formigas podem ser mais perigosas do que baratas e outras pragas
30 de abril de 2020

Pragas urbanas são insetos e pequenos animais que se multiplicam de forma desorganizada pela cidade oferecendo ameaça à saúde da população. Sua eliminação é muito difícil, levando em consideração que o meio urbano é seu principal habitat. Vamos saber mais informações sobre como exterminar o rato e algumas medidas de prevenção.

Informações sobre a espécie

Ratos são mamíferos roedores e existem cerca de 2.000 espécies no mundo de todos os tipos, dimensões, costumes alimentares e habitacionais pelo mundo. De hábitos noturnos, eles tem os sentidos apurados, porém não enxergam bem, além de grande agilidade, capacidade de movimentação e resistência.

As três espécies encontradas em nosso meio são:

  • Rattus rattus, comumente chamado de rato comum, rato preto, rato de telhado;
  • Rattus norvegicus, mais conhecido como ratazana ou rato de esgoto;
  • Mus musculus, camundongo ou ratinho caseiro.

Em geral, eles se proliferam de maneira rápida, causando transmissão de doenças, muitas delas graves ou difíceis de serem tratadas.

Combate eficiente

Caso perceba presença de ratos na sua residência, nas lojas especializadas existem raticidas, porém, exige cuidado com animais de estimação e crianças.

As ratoeiras são opções popularmente conhecidas para lidar com a terrível presença desses animais, se forem colocadas de forma correta e em quantidade considerável.

Já os gatos, eles até que caçam bem os camundongos, mas para confrontar as ratazanas, recomenda-se os cachorros de grande porte, pois eles são suficientemente ameaçadores.

Contudo, recomenda-se, para um controle efetivo, entrar em contato com uma companhia especializada para examinar sua residência e exterminar o problema de forma rápida e segura.

Medidas  preventivas

Quando perceber vestígios de ratos em sua residência ou comércio, observe o que está favorecendo a estadia desses animais no local e onde estão as fontes de alimento.

Medidas a serem tomadas:

  • Eliminar oferta de alimentos, água e abrigos;
  • Manter alimentos armazenados em recipientes fechados;
  • Colocar o lixo para coleta pública somente nos horários e dias certos de recolhimento;
  • Não acumular objetos inúteis;
  • Manter ralos e tampas de bueiros fechados.

Por fim, solicite um orçamento com a Máxima Controle de Pragas, nossos profissionais possuem alta qualificação para lidar com qualquer tipo de infestação.

Importante: Nós coletamos e processamos seus dados, conforme a LGPD e nossas Políticas, para prestar nossos serviços e permitir o funcionamento adequado deste site. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso de cookies. 
WhatsApp Olá, tire suas dúvidas por aqui!